Filme sobre Jesus em língua de sinais deve alcançar mais de 70 milhões de surdos
A Deaf Missions (Missões Surdas), uma organização global que trabalha para espalhar a Palavra de Deus entre os surdos, anunciou planos de produzir um filme sobre o nascimento, ministério, morte e ressurreição de Jesus na língua de... Saiba mais
Polícia Civil instaura inquérito para apurar possíveis ilicitudes criminais após denuncia de parlamentar
O Delegado Geral da Polícia Civil do Acre, José Henrique Maciel Ferreira, determinou, na última quarta-feira, 19, que a Delegacia Especializada no Combate ao Crime Organizado - DECOR apure possível envolvimento e ilicitudes criminais de agentes públicos na... Saiba mais
Durante transmissão ao vivo dos bastidores do carnaval pela RedeTV!, Dudu Camargo, do SBT, passou a mão no seio da apresentadora
A apresentadora Simony reagiu após o episódio envolvendo o apresentador do SBT Dudu Camargo na madrugada de sábado 22 durante uma transmissão ao vivo do carnaval pela RedeTV! No meio da entrevista sobre os bastidores da folia, Camargo começou a passar a... Saiba mais
prev
next

João Carlos Martins volta ao piano após um ano graças a luva biônica

Os vizinhos do Edifício Caraguatatuba, nos Jardins, onde ele mora há mais de 40 anos, voltaram a ouvir o som do piano no apartamento do último andar.

Foi pouco antes do Natal. João Carlos Martins, 79, voltou a tocar de uma hora para outra graças a uma luva adaptadora que lhe devolveu os movimentos dos dedos (menos o médio da mão direita). 

Em janeiro do ano passado, tocando apenas com os polegares, o pianista que virou maestro tinha se despedido do piano, mais uma vez, em grande estilo, em uma apresentação no programa de TV “Fantástico” –e havia dito que, dessa vez, seria para sempre.

O que aconteceu nesse meio tempo? Pouco antes do Natal, ao final de um concerto em Sumaré, no interior de São Paulo, depois de muito esperar na calçada, um desconhecido conseguiu entrar no camarim para lhe entregar um estranho par de luvas pretas. 

“Ele deve ter pensado que eu era maluco”, lembra o designer industrial Ubiratã Bizarro Costa, 55. Foi exatamente o que Martins pensou, já acostumado com as figuras que lhe aparecem nos camarins prometendo curas milagrosas.

Duas semanas depois de testar as luvas biônicas, que quebraram de tanto ele tocar com força, convidou Bira para ir a seu apartamento. O artesão anônimo tinha feito o primeiro protótipo baseado apenas em fotos e vídeos das mãos do pianista projetadas em 3D. Na semana passada, Martins foi à casa de Bira para experimentar e ajustar um novo protótipo. 

Com hastes de aço sobre os dedos, que funcionam como molas, presas a uma placa de fibra de carbono, as luvas mecânicas cobertas com neoprene custaram a Bira R$ 500 com a compra de material. 

“Eu não sei te explicar, mas essa engrenagem fez com que, ao dedilhar o piano, meus dedos fossem e voltassem à posição normal. Antes, minhas mãos ficavam sempre fechadas”, diz o pianista.

De lá para cá, cinco protótipos depois, ele não tira mais as luvas nem para dormir. É para se acostumar a ficar com as mãos novamente abertas. “As luvas vão amoldar as mãos ao cérebro com o tempo. Em breve, vou tocar de novo o concerto de Bach em ré menor”, anima-se o velho novo pianista.

Bira se especializou em design para produtos automotivos, mas nos últimos quatro anos começou a fazer protótipos de adaptadores para pessoas com deficiência. Ao ver Martins no “Fantástico”, ele começou a pensar numa solução para o maestro.

Em 2018, na última das 24 cirurgias que já enfrentou, o médico Rames Mattar eliminou as dores que Martins sentia desde que caiu sobre uma pedra, jogando bola no Central Park, em Nova York, em 1965, o primeiro de uma série de acidentes em sua vida.

Sem dores, mas também sem ter mais movimentos dos dedos, João Carlos Martins, ícone da música clássica mundial, já parecia conformado quando apareceu o artesão Bira.

“É um recomeço. Na primeira vez em que consegui tocar com todas as teclas, fiquei com lágrimas nos olhos. Há 21 anos, eu não tocava com a mão direita. Sentir de novo todo o teclado do piano, ouvir o som...”

Bach, Mozart, Liszt, todos vão ressurgindo na ampla sala-estúdio durante a gravação feita para a TV Folha. “Um, dois, três, quatro, vamos de novo”, repete várias vezes. Perfeccionista e teimoso, com uma paciência infinita, ele toca até não errar nenhuma nota, um erro que só ele percebe. 

Bira ainda não o ouviu tocar, mas estará como convidado especial na plateia dos três concertos marcados para o dia 25, aniversário de São Paulo, quando vai estrear as luvas.

A maratona começa às 10h no Theatro Municipal, com a Orquestra Bachiana Filarmônica Sesi-SP. Depois, vai para a av. Paulista, em frente à Fiesp, às 14h. E termina às 16h, nas escadarias do teatro, com a Orquestra Sinfônica Municipal, que só apresentará obras de Villa-Lobos na abertura das comemorações da Semana de Arte Moderna de 1922. 

“O que são 80 anos na vida de uma pessoa?”, ri, quando lhe pergunto como consegue manter o pique depois de ter se apresentado em mais de 6.000 concertos como pianista ou maestro mundo afora.

“Desde que eu fui diagnosticado com distonia cerebral, em 1958, passei a dormir pelo menos 15 minutos antes de cada espetáculo. Acordo como se estivesse começando o dia e entro com tudo no palco.”

Enquanto escrevo essa reportagem, Martins me liga entusiasmado para contar que está tocando muito melhor do que no dia da gravação de mais de quatro horas de entrevista. “Pena que vocês 
não estão mais aqui...”

Tudo o que fala faz questão de provar. Pede a toda hora ao seu assistente Rivélcio Araújo da Silva, 36, o Geo, para buscar álbuns com fotos, recortes de jornal, críticas da imprensa internacional. Mostra vídeos e fotos no tablet e no Instagram e chama a mulher, Carmen, sua maior fã, para testemunhar o que está contando.

O que o deixa mais feliz é mostrar as plateias que lotam as apresentações da Orquestra Bachiana Filarmônica, por ele criada em 2003, quando virou maestro, para poder continuar sua carreira de músico.

Começou com 18 músicos, que reuniu no seu apartamento, “aí onde você está sentado agora”. Hoje, são 65, dos quais 30 formados por ele mesmo na Orquestra Bachiana Jovem, que juntos já se apresentaram para 16 milhões de pessoas ao vivo, em 1.500 concertos. Agora a orquestra é uma só.

Em grandes metrópoles ou pequenas cidades, a orquestra toca em tudo quanto é lugar: teatros, ginásios esportivos, shoppings, igrejas, escolas, praças, onde der para colocar cadeiras e juntar gente.

Com o apoio da Fundação Banco do Brasil e do Sesi-SP, a OBF tem 518 orquestras parceiras espalhadas pelo país. Toda segunda-feira, ele reserva algumas horas para analisar os vídeos que lhe mandam. “Esse é o meu legado.”

Vai longe o tempo em que ele mesmo saía em carro de som para convidar moradores das cidadezinhas que não tinham o hábito de ouvir música clássica. 

Ele gosta de repetir uma frase que ouviu de seu pai, José da Silva Martins, que era representante comercial: “O impossível só existe no dicionário dos tolos”. São quase 17h, e ele descobre que ainda não almoçou.

 

 Folha de São Paulo

IMAGINARE SITE 978X183

 

COTIDIANO

Desfile na avenida
Com mais de 40 anos de tradição, o Urubu Cheiroso vai animar o Mercado Velho com seu cortejo de alegria no Carnaval da Prefeitura de... Saiba mais
Acidente na Floresta
No inicio da tarde deste domingo, 23, foi registrado um acidente de carro na estrada da Floresta, nas proximidades da igreja presbiteriana. Um... Saiba mais
prev
next

AQUIRI SITE 978X183

 

POLÍTICA

Lideranças comunitárias são homenageadas na Câmara de Vereadores de Rio Branco
As lideranças comunitárias de Rio Branco foram homenageadas nesta sexta-feira, 21, na Câmara de Vereadores. A sessão... Saiba mais
RANKING POLÍTICO ELEGE MARA ROCHA UMA DAS MELHORES CONGRESSISTAS DO BRASIL
Pela terceira vez o Ranking Políticos elege Mara Rocha (PSDB/AC) como a melhor congressista do Acre, alcançando 78 pontos dentro dos... Saiba mais
Em reunião da Suframa, Gladson defende continuidade das Áreas de Livre Comércio e investimentos para o Acre
Durante a 290ª reunião ordinária do Conselho de Administração da Superintendência da Zona Franca de Manaus... Saiba mais
Mara Rocha integra Comissão que analisa a Medida Provisória da Regularização Fundiária
Mara Rocha foi confirmada como titular da Comissão Mista responsável por analisar a Medida Provisória nº 910, denominada... Saiba mais
PSB busca fortalecer sigla em Xapuri
Membros da diretoria estadual do Partido Socialista Brasileiro (PSB) realizaram sua primeira reunião ampliada visando às... Saiba mais
Emerson Jarude aceita convite de Duarte e se filia ao MDB nesta terça
Após atuar há mais de dois anos como vereador sem partido, Emerson Jarude, assinou o documento de filiação ao Movimento... Saiba mais
prev
next

POLÍCIA

Polícia Civil instaura inquérito para apurar possíveis ilicitudes criminais após denuncia de parlamentar
O Delegado Geral da Polícia Civil do Acre, José Henrique Maciel Ferreira, determinou, na última quarta-feira, 19, que a... Saiba mais
Em operação conjunta, PM e PC apreendem entorpecentes no Calafate
Em cumprimento a um mandado de busca e apreensão, expedido pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado... Saiba mais
Em menos de 24 horas, PM recupera veículo roubado
Um veículo Volkswagem Gol, que havia sido roubado na última segunda-feira, 17 de fevereiro, no bairro Bahia Nova, foi recuperado em... Saiba mais
Após denúncia anônima, BOPE prende foragidos da justiça
Uma guarnição da Companhia de Operações Especiais (COE/BOPE) prendeu no início da manhã deste... Saiba mais
BOPE prende homem com drogas e arma de fogo no Custódio Freire
Uma ação conjunta das guarnições da ROTAM, CPCães e Choque, pertencentes do Batalhão de... Saiba mais
Polícia Militar desencadeia “Operação Mercado Novo”
O comando da Polícia Militar do Acre, por meio do Batalhão de Operações Especiais (BOPE), desencadeou na manhã... Saiba mais
prev
next

GERAL

Durante transmissão ao vivo dos bastidores do carnaval pela RedeTV!, Dudu Camargo, do SBT, passou a mão no seio da apresentadora
A apresentadora Simony reagiu após o episódio envolvendo o apresentador do SBT Dudu Camargo na madrugada de sábado 22 durante... Saiba mais
Reforma administrativa pretende revisar salários e número de carreiras
Prevista para ser enviada ao Congresso Nacional nesta semana, segundo o presidente Jair Bolsonaro, a reforma administrativa pretende mudar os... Saiba mais
Justiça mantém bloqueio de quase R$ 30 mil de vereador
Decisão do TJMG bloqueou bens de vereador e o afastou das atividades na Câmara Por maioria, a 1ª Câmara Criminal do... Saiba mais
Coronavírus: Curso capacita profissionais de UTIs para o tratamento de doenças epidêmicas
O início de 2020 acendeu um alerta na população mundial com o surgimento do coronavírus na China que, até agora,... Saiba mais
Preço dos combustíveis registra alta nos primeiros dias do ano nos postos da Região Norte, revela Ticket Log
Primeiras análises de janeiro mostram avanço no preço dos combustíveis, como alta de 15% no etanol; em dezembro, houve... Saiba mais
73% das Varas do Trabalho de Rondônia e Acre figuram entre as melhores do País
23 das 32 Varas do Trabalho dos Estados de Rondônia e Acre, de acordo com a Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho, figuram no... Saiba mais
prev
next

ESPORTES

BMG patrocina time feminino do Corinthians
Após inovar no mercado de patrocínio esportivo em 2019, o Banco BMG amplia sua atuação e passa a apoiar o... Saiba mais
PEÃO DE RODEIO FEIJOENSE É DESTAQUE E REPRESENTA O ACRE EM SÃO PAULO
Genásio Silva dos Santos Filho, é natural de Feijó, de família humilde mesmo tendo saído da zona rural ainda... Saiba mais
Sem IFC, FFAC convoca reunião para sexta, às 16h
Com a exclusão do Independência da disputa do Campeonato Acreano de Futebol Profissional, a Federação de Futebol do Acre... Saiba mais
Galvez sonha com título inédito
Com dois vice-campeonatos estaduais seguidos, o Imperador Galvez sonha em sair da fila para soltar o grito de campeão. O time imperialista... Saiba mais
Federação divulga nova tabela do estadual após desistência do Independência
A tabela do Campeonato Acreano de Futebol 2020 sofreu modificações de datas, horários e locais das partidas. A mudança... Saiba mais
O jornalista e historiador Manoel Façanha trabalha há mais de duas décadas na preservação da memória do esporte acreano
Na era digital, cronista esportivo garante ter mais de um milhão de imagens no seu acervo Dono de um dos maiores acervos do futebol acreano... Saiba mais
prev
next

ECONOMIA

Confiança da indústria cresce 0,7 ponto na prévia de fevereiro
O Índice da Confiança da Indústria (ICI) cresceu 0,7 ponto na prévia de fevereiro em relação ao... Saiba mais
Banco do Brasil abre concurso em março para nível médio! Salário de R$ 4.036,56
Excelente notícia! O novo edital de concurso público do Banco do Brasil (Concurso Banco do Brasil BB 2020) para o cargo... Saiba mais
Lucro do FGTS vai ser liberado para os trabalhadores ainda este ano
Em dezembro do ano passado, foi publicado no Diário Oficial da União que o presidente da República, Jair Bolsonaro, vetou a... Saiba mais
Pacote prevê cortar custo de combustível para baixar preço de bilhetes aéreos
O governo planeja um pacote de medidas para reduzir o valor do querosene de aviação em 2020. O objetivo é cortar o custo em... Saiba mais
Chegando a hora do 13º Salário - saiba quanto vai receber
Para os trabalhadores contratados pelo modelo CLT o período de fim de ano acompanha um ganho extra muito importante: o pagamento do... Saiba mais
Orçamento de 2020 prevê alta de R$ 24,2 bi em renúncias fiscais
Em meio ao crescimento de despesas obrigatórias e à escassez de verbas discricionárias (não obrigatórias) para a... Saiba mais
prev
next