Onda de frio polar chega e provoca a primeira friagem de 2017 no Acre

0
0
0
s2smodern

MUDANÇA RADICAL DO TEMPO E INTENSA ONDA DE FRIO CHEGA ESTA SEMANA

No dia 27 de abril do ano passado, em 2016, chegava ao Acre, uma intensa onda de frio polar – a mais forte dos últimos anos para o mês de abril – que derrubou a temperatura em boa parte da Amazônia sul-ocidental.


Exatamente um ano depois, na próxima quinta-feira, dia 27 de abril, chega uma onda de frio polar com intensidade suficiente para provocar a primeira friagem de 2017 no Acre, em Rondônia, no Amazonas, em Mato Grosso, na Bolívia e no Peru.


Na frente desta poderosa onda de frio, uma frente fria avançará rapidamente na direção do Brasil provocando fortes temporais, já a partir de quarta-feira, dia 26, no sul do Brasil, em Mato Grosso, em Rondônia, no Acre, no sul e oeste do Amazonas, na Bolívia e no leste e sudeste do Peru.


A partir de quinta-feira, a temperatura despenca no sul do Brasil e cai bastante no leste e sul do Acre, no sul e oeste de Rondônia, na região do Pantanal de Mato Grosso, no sul do Amazonas, no sudeste do Peru e em toda a região de terras baixas da Bolívia.

O Tempo Aqui lembra que, neste ano de 2017, já chegaram ao Acre várias frentes frias e duas massas de ar polar, porém, nenhuma provocou uma típica friagem da Amazônia. A frente fria que chega na próxima quinta-feira será sucedida por uma intensa onda de frio polar que provocará a primeira friagem do ano na região. No entanto, não ocorrerá frio intenso, mas as temperaturas mínimas, nas primeiras horas do dia, deverão oscilar entre 16 e 19ºC em algumas cidades, como Rio Branco, Brasileia, Sena Madureira, Guajará-Mirim, Costa Marques, VIlhena, Boca do Acre, Cuiabá e Cáceres.

TEMPORAIS, COM CHUVAS FORTES, RAIOS E VENTANIAS

A aproximação, na quarta-feira, e a chegada, na quinta-feira, desta frente fria provocarão temporais, com chuvas fortes, raios e ventanias perigosas, em vários pontos.

Assim, O Tempo Aqui alerta para a alta probabilidade de ocorrência de transtornos à população de áreas vulneráveis, como rápida inundação de ruas, transbordamento de pequenos rios, queda de galhos e árvores e danos às edificações.

As fortes rajadas de vento poderão atingir velocidade superior a 60km/h em muitos pontos por onde a frente fria passar.

TEMPO MUDA RADICALMENTE ESTA SEMANA

Chuvas e temporais deverão ocorrer até quinta-feira ou, no máximo, até sexta-feira, no Acre e nas regiões vizinhas.

O fim desta semana será de tempo bom e muito ventilado, com temperaturas agradáveis, principalmente, durante a noite. A umidade do ar sofrerá uma queda acentuada e, a partir de sábado, poderá ficar abaixo de 40%, no leste e sul do Acre, no sul do Amazonas, no sul e oeste de Rondônia e no sul e oeste de Mato Grosso, inibindo, portanto, a formação de nuvens de chuva.

Acompanhe nossas atualizações diárias e a qualquer momento, pois esta previsão de tempo poderá sofrer alterações para mais ou para menos, quanto à intensidade da onda de frio que chegará à região.
O Tempo Aqui está acompanhando a formação, o desenvolvimento e o deslocamento dessa intensa onda de frio polar. Qualquer modificação no comportamento previsto da atmosfera será informada para que a população possa planejar melhor suas atividades.

 
Fonte: O tempo aqui