Setembro Amarelo: Ministério Público promove debate com especialistas sobre depressão, automutilação e suicídio

Setembro amarelo

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) promoveu nesta terça-feira, 10, Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, debate com especialistas sobre depressão, automutilação e suicídio. O mês de setembro é dedicado à discussão desta temática.

A II Roda de Conversa: Diálogos sobre Suicídio, promovida pelo MPAC por intermédio do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde, Pessoa Idosa e Pessoa com Deficiência, contou com a presença da procuradora-geral de Justiça do MPAC, Katia Rejane de Araújo Rodrigues, da procuradora de Justiça Gilcely Evangelista, da secretária de Assistência Social, Direitos Humanos e de Políticas para as Mulheres do Governo do Estado, Claire Cameli, e do secretário de Saúde de Rio Branco, Oteniel Almeida.

O evento, realizado no auditório da instituição, foi coordenado pela procuradora de Justiça do Ministério Público Gilcely Evangelista e teve como convidados: Josiane Furtado, psicóloga do Núcleo de Prevenção ao Suicídio do Pronto Socorro de Rio Branco; Marcos Araripe, médico psiquiatra; Márcia Aurélia, psicóloga e chefe do Núcleo de Saúde Mental da Secretaria de Estado de Saúde; Osvaldo Leal, médico do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS AD III); e Pablo Charife, Influenciador Digital, Repórter e engajado nas causas de enfrentamento à depressão. O mediador da Roda de Conversa foi o psicólogo Antônio Mota.

A Roda de Conversa se propôs a debater uma problemática complexa e ainda vista com preconceito pela sociedade. Os convidados abordaram questões relacionadas às políticas públicas de saúde mental existentes e fornecidas atualmente à população através do Sistema único de Saúde, assim como expuseram as fragilidades e apontaram o que precisa ser melhorado. Outro assunto discutido no evento foi a necessidade de mais atividades que abordem esses temas, a desinformação ainda é considerada como um grande complicador.

Uma das falas que emocionou o público presente foi o da coordenadora do evento, a procuradora de Justiça do MPAC Gilcely Evangelista. A procuradora usou o seu exemplo e corajosamente fez o relato do seu drama, segundo ela vive há 20 anos se tratando de depressão. “Já sofri muito preconceito até por falar sobre essa doença, mas é preciso enfrentar, buscar apoio de profissionais, da família e ter coragem de debater esse tema tão sério”, disse.

Já o médico psiquiatra Marcos Araripe, profissional respeitado na área de saúde mental no Acre, abordou a Lei nº 10.2016 que trata do acesso ao internação voluntária, involuntária e compulsória, eu é feita apenas quando existe risco de vida para a pessoa ou terceiros. O profissional também deu dicas de como identificar e agir com potenciais suicidas, explicou sucintamente o que fazer, quem acionar, no caso, o indicado é o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), através do número 192, e também explicou sobre as unidades de saúde existentes na capital que podem receber pessoas com esses tipos de transtornos, o que vai depender da gravidade do caso.  

Setembro Amarelo

Setembro Amarelo é uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio, iniciada em 2015. É uma iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). 

O mês de setembro foi escolhido para a campanha porque, desde 2003, o dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio. A ideia é promover eventos que abram espaço para debates sobre suicídio e divulgar o tema alertando a população sobre a importância de sua discussão.

No Brasil, o suicídio é considerado um problema de saúde pública e sua ocorrência tem aumentado muito entre jovens de 15 a 29 anos. De acordo com números oficiais, 32 brasileiros se matam por dia em média, sendo essa uma taxa maior do que a de vítimas de AIDS e da maioria dos tipos de câncer.

De acordo com um relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) de 2014, o Brasil está em oitavo dentre os países com maior número de suicídios, atrás de Índia, China, Estados Unidos, Rússia, Japão, Coreia do Sul e Paquistão.

No Acre, dados apontam que somente em 2018 o Hospital de Urgência e Emergência da Capital registrou 1132 atendimentos no plantão psicológico, sendo que deste número 394 pessoas deram entrada por tentativa de homicídio.

A procuradora-geral de Justiça do Ministério Público do Acre, Kátia Rejane de Araújo Rodrigues, salientou a importância da discussão deste tema promovido pelo MPAC e da união das instituições em torno da causa.

“Esse assunto que já foi um tabu muito grande, ainda enfrenta grandes dificuldades na identificação de sinais, oferta e busca por ajuda, justamente pelos preconceitos e falta de informação.

Desde o início do mês, o MPAC vem produzindo e veiculando uma série de conteúdos nas redes sociais com o intuito de alertar as pessoas sobre a realidade do suicídio, bem como, as formas de prevenção para enfrentar essa problemática que vem tirando muitas vidas”, disse.

Katia Rejane disse ainda que por meio dessa campanha, o Ministério Público pretende contribuir com o alerta de que o suicídio é um caso complexo, que exige abordagens em múltiplas frentes e que precisa da união de todos, sociedade, instituições, poderes constituídos, para que possa, de fato, ser efetivamente enfrentado.

Atuação conjunta

O Ministério Público do Estado do Acre tem atuado conjuntamente e de forma transversal com a prioridade que o tema em questão requer, diversas ações vem sendo desencadeadas por meio do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde, coordenado pela procuradora de Justiça, Dra. Gilcely Evangelista.

As áreas do MPAC envolvidas com essa temática trabalham desde a identificação dos fatores de risco e sinais característicos de depressão que podem levar a atitudes extremas, atendimento de casos, encaminhamentos, até o desenvolvimento de um trabalho estratégico voltado para o fortalecimento dos serviços de saúde mental no estado inteiro.

Nos últimos meses, 12 casos de ideação suicidada passaram pelo MPAC, sendo que dos 12, de 5 a 6 evoluíram para a condição de ideação e estão sendo devidamente acompanhados pela rede pública, tendo a parceria das clínicas de psicologia de universidades privadas.

Causas

A ligação entre o suicídio e doenças mentais (principalmente depressão e alcoolismo) é bem documentada. Mas muitos casos acontecem impulsivamente em momentos de crise, quando as pessoas têm surtos diante de estresses, problemas financeiros, separações, dores ou doenças.

Os índices são altos entre populações rurais e entre grupos que sofrem discriminação, como refugiados e migrantes, indígenas, pessoas LGBT e presidiários.

De acordo com a OMS, pessoas que passaram por conflitos armados, desastres, sofreram abusos, perdas, violências ou sentem isolamento também estão em risco.

Andréia Oliveira – Agência de Notícias do MPAC

IMAGINARE SITE 978X183

 

COTIDIANO

Rodrigo Forneck cobra melhoria das ciclovias e investimento no transporte público de Rio Branco
Além de ser um transporte ativo, a bicicleta é um modal não poluente utilizado por muitos riobranquenses. Após vistoriar... Saiba mais
MPAC aprofunda investigações sobre desvio de recursos no Depasa
O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por intermédio da 1ª Promotoria Especializada de Defesa do... Saiba mais
Prefeitura de Rio Branco e lojistas dão início à etapa de assinatura do termo de adesão para instalação do Aquiri Shopping
Na manhã desta segunda-feira, 3, a Secretaria Municipal de Agricultura Familiar (Safra) começou a coletar a assinatura dos lojistas... Saiba mais
MPAC requisita monitoramento eletrônico para goleiro Bruno Fernandes
O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por intermédio da 4ª Promotoria Criminal, que atua perante a Vara de... Saiba mais
Zona Azul volta a funcionar, em Rio Branco, de forma educativa por uma semana
A partir de desta segunda-feira, 03, os estacionamentos rotativos do centro de Rio Branco voltam a funcionar. Durante toda a semana, as monitoras de... Saiba mais
prev
next

AQUIRI SITE 978X183

 

POLÍTICA

Eleições 2020 terão barreiras contra fake news
CPI no Congresso, mecanismos legais e ações de redes sociais devem diminuir informações falsas Em um ano tão... Saiba mais
Vereador Jakson Ramos passará a assumir a prefeitura de Rio Branco
Devido as eleições que ocorrerão no final deste, algumas mudanças serão necessárias e estão sendo... Saiba mais
Artêmio Costa propõe criação de semana que cuidados com a saúde do homem
O vereador Artêmio costa (PL) fez uso do grande expediente desta terça (04) para apresentar a proposta de criação da... Saiba mais
Dankar cobra condições de trabalho para permissionários do mercado da Cidade do Povo
O líder do PROS na Câmara de Rio Branco, vereador Mamed Dankar utilizou sua fala no grande expediente desta terça (04) para... Saiba mais
Câmara sabatina membros do Comitê de Enfrentamento ao COVID-19 em Rio Branco
Atendendo ao convite da líder do executivo na Câmara Municipal de Rio Branco, vereadora Elzinha Mendonça (PSB), o espaço... Saiba mais
Entra em vigor lei que alia prevenção da violência doméstica com estratégia de saúde da família
De acordo com o Monitor da Violência, elaborado pelo Núcleo de Estudos da Violência da USP e o Fórum Brasileiro de... Saiba mais
prev
next

POLÍCIA

Polícia Militar prende trio e faz apreensão de drogas na capital
Policiais Militares do 1° Batalhão, da Polícia Militar do Acre (1° BPM/PMAC), integrantes do pelotão Tático,... Saiba mais
A polícia federal realizou prisão em flagrante delito por tráfico de drogas interestadual no Acre
Na tarde do último domingo (02) a Polícia Federal prendeu em flagrante delito por tráfico de drogas interestadual um homem... Saiba mais
Polícia Militar apreende mais de 32 quilos de drogas em Cruzeiro do Sul
A Polícia Militar, através do 6º Batalhão (6° BPM), apreendeu grande quantidade de drogas e prendeu duas pessoas, na... Saiba mais
PM apreende diversas substâncias entorpecentes em bairros de Rio Branco
Policiais militares do Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar do Acre (Bope/PMAC) apreenderam diversas... Saiba mais
Polícia Militar faz apreensão de drogas durante Operação Bujari Seguro
A operação Bujari Seguro, realizada pelo 1° Batalhão de Polícia Militar (1º BPM) em conjunto com os... Saiba mais
Governador Gladson Cameli dá posse ao novo comandante da Polícia Militar
Com 21 anos de serviço, coronel Paulo César Gomes assumiu na tarde desta sexta-feira, 24, o Comando-Geral da Polícia Militar do... Saiba mais
prev
next

GERAL

Covid-19: Brasil tem 2,733 milhões de contaminados e 94,1 mil mortos
Mais 541 pessoas morreram por causa da covid-19 no Brasil, conforme registros oficiais neste domingo (2). Com isso, o total de mortos chega a 94.104... Saiba mais
Megaleilão Nelore CFM abre as vendas do ano com a oferta de 650 touros
A Agro-Pecuária CFM promoverá, no dia 6 de agosto, a partir das 10h, o 22º Megaleilão Nelore CFM, desta vez em... Saiba mais
Decreto proíbe queimadas em todo o Brasil por 120 dias
O governo federal anunciou, na noite desta quarta-feira (15), que foi editado um decreto para proibir o emprego de fogo em áreas rurais por... Saiba mais
BB e Caixa oferecerão crédito com garantia do saque-aniversário
O Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal vão oferecer o crédito com garantia do saque-aniversário do Fundo de... Saiba mais
83% das PMEs latinoamericanas foram impactadas pela COVID-19, segundo pesquisa realizada pela Visa
As atividades das Pequenas e Médias Empresas - PMEs têm sido fortemente impactadas pela pandemia decorrente do COVID-19 e, como... Saiba mais
prev
next

ESPORTES

Benfica marca apresentação de Jorge Jesus em busca de dias melhores
O anúncio da contratação já havia sido feita, mas ainda faltava ser marcada a apresentação oficial. E... Saiba mais
Prefeitura de Rio Branco e Federação de Futebol do Acre dialogam sobre treinamentos e campeonatos profissionais
O coordenador do Comitê Municipal de Enfrentamento e Monitoramento de Emergência para Infecção Humana pelo Novo... Saiba mais
Covid-19: Santa Catarina cancela partida entre Avaí e Chapecoense
O governo de Santa Catarina anunciou neste sábado (11) o cancelamento do jogo Avaí x Chapecoense, que ocorreria neste domingo (12),... Saiba mais
Esporte e solidariedade a serviço do próximo
Não é de hoje que o esporte se destaca em causas sociais pelo mundo todo, principalmente em momentos difíceis com que o mundo... Saiba mais
Covid-19 cancela Barezão 2020
Com a grave situação de saúde pública no país com a expansão da pandemia do COVID-19, clubes amazonenses... Saiba mais
Nos pênaltis, Cruzeiro vence e avança na Copa do Brasil
O Cruzeiro superou o Boa Esporte por 5 a 4 na disputa de pênaltis nesta quarta (4) e garantiu vaga na terceira fase da Copa do Brasil. No... Saiba mais
prev
next

ECONOMIA

Confiança do consumidor aumenta, mas é preciso cautela
Estudo da FGV aponta melhora nos ânimos, mas o economista Alessandro Azzoni recomenda cautela com consumo e investimentos O índice... Saiba mais
Feirão de Agronegócios do Sicoob facilita acesso a serviços e produtos financeiros a produtores até 7 de agosto
Produtos, serviços e financiamentos com taxas competitivas proporcionam desenvolvimento aos cooperados produtores rurais Nesta sexta-feira... Saiba mais
Endividamento das famílias bate recorde. E você já conhece seu perfil de endividamento?
A Peic - Pesquisa de Endividamento e Intenção de Consumo, divulgada pela CNC, mostrou que no mês de junho de 2020 o percentual... Saiba mais
Mega-Sena sorteia nesta quinta-feira prêmio de R$ 20 milhões
A Mega-Sena sorteia nesta quinta-feira (16) um prêmio de R$ 20 milhões. O sorteio das seis dezenas do concurso 2.280 será... Saiba mais
Caixa começa a pagar hoje abono salarial para nascidos em julho
A Caixa Econômica Federal começa a pagar nesta quinta-feira (16) o abono salarial 2020/2021 para os trabalhadores nascidos no... Saiba mais
Empreendedorismo familiar cresce neste primeiro semestre de 2020
Retornar as suas origens, tomar café, almoçar e jantar em família. Desacelerar. Foram algumas imposições que a... Saiba mais
prev
next