Polícia

0
0
0
s2smodern
Policiais militares recuperaram seis motocicletas com restrição de roubo e apreenderam aproximadamente um quilo de substância entorpecente (maconha e cocaína), em ações ocorridas durante o final de semana, na capital e município do Bujari.
Dos seis veículos que foram recuperados, quatro deles ocorreram na região do Segundo Distrito de Rio Branco, além de quase um quilo de substância entorpecente. Outras duas motocicletas foram recuperadas no bairro Jorge Kalume e no município do Bujari.
As ocorrências foram encaminhadas para as delegacias competentes, para que fossem tomadas as providências cabíveis aos fatos.

Polícia

0
0
0
s2smodern

Lilia Camargo

A prisão aconteceu na manhã deste domingo (11), durante a visita familiar aos presos condenados, reclusos no chapão do Francisco de Oliveira Conde (Foc), em Rio Branco. A mulher flagrada com droga é uma enfermeira identificada como, Cláudia Mara dos Santos Ribeiro e ia visitar o marido no presídio.

De acordo com os agentes penitenciários, ela aparentou nervosismo na entrada da unidade e foi levada para a revista pessoal. A droga pesada em 0,556g separadas em pequenos blocos de maconha estavam escondidos no sutiã. O material foi apreendido e a mulher levada à Delegacia de Flagrantes (Defla).

Ela deverá responder pelo crime de tráfico

Polícia

0
0
0
s2smodern

Aconteceu na manhã de sexta-feira, 09, no Teatro Universitário do Moa, Campus da Universidade Federal do Acre  (Ufac), Cruzeiro do Sul, a Solenidade de Abertura do II Curso de Força Tática, realizado pela Polícia Militar do Acre (PMAC).

As atividades terão duração de 30 dias e uma carga horária de 320 horas aulas, contando com a participação inicial de 55 alunos, dentre policiais militares do Acre, Amazonas, Rondônia, além de profissionais de outras instituições, Corpo de Bombeiros, Polícia Federal, Polícia Civil e Iapen, sob as diretrizes da Divisão de ensino da PMAC.

O Curso de Força Tática visa prover a capacitação e aprimoramento técnico dos policiais militares e demais agentes de segurança pública dentro de diretrizes do patrulhamento tático e apoio em ações policiais de risco, oferecendo condições para que o policial exerça esta  atividade de forma eficiente, com o mínimo de risco a sua integridade e com uso adequado e proporcional da força para tais ações. Além de aumentar a qualificação de seus profissionais e demais agente de segurança pública, possibilitando mais especialização nas suas atividades de rotina da tropa.  

Polícia

0
0
0
s2smodern

Com o objetivo de promover a interação institucional, o comando do 4º Batalhão da Polícia Militar do Acre (4º BPM), realizou na tarde desta terça-feira, 7, uma visita ao Núcleo de Apoio Técnico do Controle Externo da Atividade Policial, no Ministério Público do Acre (MPAC). Na reunião estavam presentes os promotores Joana D’arc, Fátima Ribeiro e Marcos Galina, o comandante do 4º BPM, tenente coronel Roberto Marques e os aspirantes a oficiais Katianne, Marcos e Souza Júnior.

No encontro, o Tenente Coronel Roberto ressaltou a importância da parceria e da aproximação do MPAC com a PMAC de maneira transparente, com orientações à tropa através de palestras com o fim de realizar um controle preventivo das ações policiais.

Os procuradores enfatizaram a importância que os policiais militares têm nas demandas judiciais, e que o mais importante é manter e reafirmar a credibilidade existente da instituição Polícia Militar.

Polícia

0
0
0
s2smodern
Homens do 2° Batalhão de Polícia Militar (2° BPM) apreenderam na tarde desta quarta-feira, 7 de novembro, aproximadamente dois quilos de entorpecentes. As apreensões ocorreram nos bairros 6 de agosto e Cidade do Povo, ambos localizados no 2° Distrito de Rio Branco.

Na primeira ocorrência, os militares receberam a informação de que um grupo estaria embalando entorpecentes no final da travessa Santa Terezinha, bairro 6 de agosto. A guarnição montou o cerco policial e conseguiu prender Gideão Ávila de Souza, 23 anos, além de apreender mais de um quilo de cocaína, materiais usados na preparação do entorpecente e ainda, uma arma de brinquedo.

Na segunda ocorrência, outra guarnição foi acionada na Cidade do Povo para atender ocorrência de tentativa de homicídio. Após colher as informações e intensificar o patrulhamento, os militares localizaram dois homens e uma mulher. os policiais não encontraram a arma do crime, mas apreenderam seis munições intactas calibre 38, meio quilo de maconha e uma quantia de 439 reais.

Na ação, foram presas quatros pessoas, já que a vítima dos disparos de arma de fogo possuía um mandado de prisão em aberto e também foi conduzido à delegacia.

Polícia

0
0
0
s2smodern

Seguindo planejamento estratégico de combate à criminalidade, a Polícia Civil, por meio da Delegacia Geral de Capixaba, município distante 75 km da capital, deflagrou nas primeiras horas desta quinta-feira, 08, operação de cumprimento de 11 mandados judiciais.

A ação visa combater crimes relacionados ao tráfico de drogas e organização criminosa cometidos por pessoas que agiam naquela região. Participaram da operação, mais de 40 agentes de Polícia Civil, dois delegados, dois escrivães, com apoio de homens da Coordenação de Recursos Especiais (Core) e de agentes da Delegacia Geral de Senador Guiomard (DGPC).

Durante a ação, a Polícia Civil prendeu 3 pessoas e apreendeu 5 menores de idade que vinham proferindo ameaças contra moradores e cometendo delitos de roubos e assaltos.

“Todos fazem parte de facções criminosas. São membros dessas organizações que estavam praticando vários delitos na Comarca de Capixaba. Comprovamos que eles estavam fazendo visitas a alguns comerciantes e extorquindo alguns donos de comerciais sob pena que, se não pagassem uma espécie de mensalidade, eles iriam praticar o crime de roubo. Tão logo recebemos essas informações iniciamos diligências e durante a apuração desses fatos constatou-se também que, todos eles, fazem parte dessa organização criminosa e alguns deles foram identificados como os autores da homicídio que vitimou um custodiado que estava no interior da delegacia de Capixaba ” esclareceu o delegado Marcus Cabral.

Trabalho contínuo

O constante trabalho realizado pelas forças de segurança tem gerado redução gradual no índice de criminalidade, conforme dados divulgados pelo setor de Análise Criminal do Sistema Integrado de Segurança Pública (Sisp).

Se comparados os homicídios registrados em outubro deste ano com o mesmo período de 2017, por exemplo, foram 10 casos a menos em todo o estado, totalizando 26,32% de redução.

Em 2017, de janeiro a outubro, foram registrados 410 assassinatos. Já no mesmo período deste ano, o quantitativo total de casos caiu para 347, uma redução de mais de 15%.

Outro dado positivo diz respeito à capital do estado: foram 11 casos a menos, quando comparados os mesmos períodos de 2017 e 2018, resultando em uma retração de 45% nos assassinatos em Rio Branco.

Segundo a Segurança Pública, as constantes operações das polícias Militar e Civil, em conjunto com o Instituto de Administração Penitenciária (Iapen) e Sesp, têm sido determinantes nesse cenário.

 

Sandro de Brito

Polícia

0
0
0
s2smodern

Militares do 10º Batalhão de Polícia Militar do Acre (PMAC), Corpo de Bombeiros e Exército Brasileiro uniram forças para localizar o senhor Pedro Soares, de 49 anos, que saiu para caçar no dia 28 de outubro. O colono foi encontrado nesta quarta-feira, 7, depois de passar aproximadamente onze dias perdido na mata, em Brasiléia.

As equipes iniciaram as buscas no feriado do dia 2 de novembro, logo após a solicitação de familiares, e se embrenharam na mata até o km 84 e mais de 90 km de ramal, dentro da Reserva Extrativista Chico Mendes.

Como o local é de difícil acesso, foi necessário o uso de caminhão, motocicletas e triciclos para abrir caminhos, improvisar pontes, e assim, transpor os obstáculos e seguir as pistas encontradas. Moradores das comunidades Guanabara e Icuriã também auxiliaram os militares.

“Fizemos caminhos, “picadas” dentro da mata e até pernoitamos, inclusive retornamos para buscar alimento, que tinha acabado. Encontramos pistas e seguimos e, graças a Deus, alcançamos nosso objetivo”, relatou o sargento da PMAC, William Barbosa.

O agricultor, que estava debilitado, mas bem, contou das dificuldades e ações para sobreviver aos perigos da selva, como os animais peçonhentos e a temida onça. Ele teve que subir em árvores e se alimentar de palmito e frutas, o que ajudou a deixar pistas por onde passou. Outra preocupação da equipe de buscas era em relação aos indígenas que residem na região.

“As equipes passaram quatro dias dentro da mata, retornaram para a cidade e, mesmo cansados, não desistiram da missão de encontrar o colono. Preparam a logística necessária e continuaram as buscas”, disse o major Fredson Araújo, comandante do batalhão local.

Polícia

0
0
0
s2smodern
Policiais do Sétimo Batalhão de Polícia Militar (7°BPM), apreenderam nesta segunda-feira, 05 de novembro, quatro armas de fogo (escopetas) e três armas brancas (facão e pulhal), em uma residência no bairro, Senador Pompeu, em Tarauacá.
A apreensão ocorreu após denunciante informar que viu o agente esconder duas armas de fogo no terreno onde mora. Os militares foram averiguar a situação e com a permissão do proprietário da casa realizaram buscas no terreno, constataram a denúncia e encontraram duas escopetas.
Os policiais continuaram as buscas no interior da residência e em um dos cômodos encontraram mais duas escopetas, chumbo, além de três armas brancas. O agente não estava em casa, após patrulhamento o indivíduo foi encontrado.
Diante dos fatos o material apreendido, armas de fogo e armas brancas foram encaminhadas a delegacia juntamente com o indivíduo para que fossem tomadas as providências cabíveis ao fato.

Polícia

0
0
0
s2smodern
Um mototaxista identificado apenas como, "Orleilson", acostumado a fazer ponto na região do terminal urbano, foi assassinado na noite desta quinta-feira (01), em uma estrada de acesso a uma área de invasão da Praia do Amapá, região do segundo distrito da capital.
O homem foi alvejado com dois tiros e foi encontrado já sem vida por populares da região. A informação repassada ao Centro Integrado em Operações (Ciosp), é de que pessoas o viram sendo perseguido enquanto ele conduzia a moto de trabalho. Foi alvejado com o primeiro tiro na cabeça e quando do caiu, foi alvejado pelo segundo na região do tórax. Os criminosos fugiram em uma moto levando o celular da vítima, a carteira e um rádio de comunicação da empresa de mototáxi.
O local foi isolado pela Polícia Militar até a chegada da perícia criminal e o corpo em seguida removido a base do Instituto Médico Legal (IML). O Caso está sendo tratado como latrocínio e investigado pela Delegacia de Homicídios em parceria com a Delegacia de Combate à Roubos e Extorsões (Dcore).
Lilia Camargo

0
0
0
s2smodern

A Segurança Pública do Acre (Sesp) divulgou nesta quarta-feira, 31, os dados que comparam os homicídios registrados em outubro deste ano com o mesmo período de 2017. Segundo a Análise Criminal, foram 10 casos a menos em todo o estado, totalizando 26,32% de redução.

Em 2017, de janeiro a outubro, foram registrados 410 assassinatos. Já no mesmo período deste ano, o quantitativo total de casos caiu para 347, uma redução de mais de 15%.

Outro dado positivo diz respeito à capital do estado: foram 11 casos a menos, quando comparados os mesmos períodos de 2017 e 2018, resultando em uma retração de 45% nos assassinatos em Rio Branco.

Segundo a Segurança Pública, as constantes operações das polícias Militar e Civil, em conjunto com o Instituto de Administração Penitenciária (Iapen) e Sesp, têm sido determinantes nesse cenário.

“O principal fator é a união das forças de segurança. Temos usado todos os mecanismos que a legislação nos permite. Não só interrompemos uma tendência de crescimento, no início do ano, como seguimos trabalhando pela redução. As polícias Militar e Civil têm atuado integradas nessa linha”, destacou o secretário de Segurança Pública e de Polícia Civil, Carlos Flávio Portela.

Investimento na polícia

Nos últimos anos, a Polícia Militar tem recebido uma série de investimentos com dezenas de novos veículos, armamento e coletes balísticos, além da criação da Companhia Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (Raio), que fortalece as operações com o grupamento em motos. O Estado aplicou só em 2017 cerca de R$ 500 milhões na segurança pública, pagando salários em dia e valorizando a tropa com reajustes, tornando-a a quinta mais bem paga do Brasil.

Recentemente, a Segurança Pública ganhou ainda mais um reforço: a criação do Grupamento de Rondas Ostensivas Motorizadas (Rotam), da PM. Agora, o Rotam se une à Companhia Raio, trabalhando no policiamento motorizado, o que confere às ações maior agilidade e eficiência no trabalho diário de policiamento.

0
0
0
s2smodern
WhatsApp Image 2018-10-29 at 16.31.24.jpegPoliciais do Quinto Batalhão de Polícia Militar (5°BPM), recuperaram duas motocicletas roubadas e apreenderam uma arma de fogo, em ocorrências distintas no bairro Tancredo Neves, nesta segunda-feira, 29.
As ações policiais ocorreram após informações de rastreadores nos veículos. Um dos veículos foi recuperada na Rua Airton Sena, além da motocicleta um envolvido foi preso portanto uma pistola, a moto foi roubada no bairro universitário.
Outro veículo foi recuperado na Rua das Palmeiras, também com informações de local passados por uma empresa de rastreamento, na ocasião os militares foram ao local indicado e o veículo estava abandonado, foi realizado patrulhamento, porém os suspeitos não foram encontrados.
Os militares encaminharam os materiais recuperados para Delegacia de Flagrantes (Defla), para que fossem tomadas as providências cabíveis ao fato.

0
0
0
s2smodern
Seguindo o planejamento operacional do comando da Polícia Militar do Acre (PMAC), policiais do 6° Batalhão, localizado no município de Cruzeiro do Sul, apreenderam na tarde deste domingo, 28 de outubro, uma arma de fogo.
Os militares realizavam patrulhamento de rotina, na avenida Mâncio Lima, quando visualizaram Iranilson da Silva Carneiro, 30 anos, mais conhecido como "Piu", em fundada suspeita. Na abordagem foi localizado uma escopeta calibre 28, com três cartuchos intactos.
O autor recebeu voz de prisão e foi encaminhado para Delegacia Geral de Polícia Civil, para serem tomadas as providências relacionadas ao caso.