WhatsApp divulga tutorial para denunciar emissores de notícias falsas e spam

0
0
0
s2smodern

Com a disseminação de notícias falsas e tendenciosas no WhatsApp neste período eleitoral, a rede social divulgou nesta sexta-feira um tutorial para denunciar emissores deste tipo de conteúdo. "Se alguém está constantemente te enviando notícias falsas, denuncie", diz o vídeo. Para fazê-lo, o usuário deve selecionar o nome do contato, clicar em denunciar e, em seguida, 'denunciar contato'.

O aplicativo estimula que mensagens feitas para incitar violência também sejam denunciadas para autoridades.

Para fazê-lo é necessário clicar em opções na parte superior direita na página da conversa. Em seguida clicar em "Mais" e "Denunciar".

Confira o passo a passo:

Na conversa com a pessoa, clique na parte superior direita e selecione a opção 'mais'

Na conversa com a pessoa, clique na parte superior direita e clique em 'mais' - Reprodução/ WhatsApp

Em seguida, clique em 'denunciar'

Em seguida, clique em 'denunciar' - Reprodução/ WhatsApp

É possível bloquear o contato antes de denunciá-lo. Caso não queira bloquear e apagar as mensagens com os contatos, desmarque esta opção. Por fim, clique em 'denunciar'

É possível bloquear o contato antes de denunciá-lo. Caso não queira bloquear e apagar as mensagens com os contatos, desmarque esta opção. Por fim, clique em 'denunciar' - Reprodução/ WhatsApp

Segundo dados do Relatório de Segurança Digital no Brasil, divulgados pela empresa de aplicativos PSafe, apenas no primeiro trimestre deste ano foram detectadas cerca de 2,9 milhões de fake news no país, a grande maioria delas compartilhadas pelo WhatsApp. Já no segundo trimestre, o número cresceu 51,7% e alcançou a marca de 4,4 milhões. A região Sudeste foi a mais afetada com a disseminação de informações manipuladas, com cerca de 48% do total nacional.

 

 

 

Fonte: O Dia