Em Brasiléia, Mailza se reúne com moradores da Reserva Chico Mendes e garante envio de recursos para a associação

Agenda oficial

A senadora Mailza Gomes (Progressistas-AC) participou nesta sexta-feira (13) em Brasiléia de uma assembleia com moradores e produtores rurais da Associação da Reserva Extrativista Chico Mendes de Brasiléia e Epitaciolândia (AMOPREBE). A reunião teve o objetivo conversar com os produtores rurais e extrativistas para ouvir as necessidades das comunidades. Uma das principais solicitações apresentadas foi a falta de investimentos na agricultura e alternativas de geração de renda dentro da reserva, melhoria dos ramais e apoio ao agricultor.

Dentro da reserva, existem cerca de 22 núcleos de base da associação, constituindo as comunidades existentes dos associados. São afiliadas à associação mais de 3 mil pessoas.  

Mailza enfatizou a preocupação com os moradores da reserva que necessitam da agricultura para garantir o sustento de suas famílias através do extrativismo “Me preocupo muito com o homem do campo. Precisamos trabalhar uma saída, para que o produtor tenha formas de viver em sintonia com a floresta. Nossos agricultores precisam cultivar a terra, pois é através dela a que vem o sustento. Apoiar quem trabalha, quem produz, é garantir que a nossa economia siga firme. Estou lutando para que programas e ações governamentais sejam ampliadas e cheguem de fato às comunidades rurais. Estamos indo ao encontro de vocês e trabalhando para assegurar todo o apoio”, explica a senadora.

Após ouvir as reivindicações, a senadora se comprometeu enviar recursos de emendas para a associação.

Os produtores manifestaram a sua alegria em receber a parlamentar e disponibilidade em ouvir e buscar soluções para as demandas apresentadas.  

Estavam presentes o presidente da AMOPREBE, José Maria Pimentel Maia, o Açucar, a vice-presidente, Luiza Carlota, o superintendente do Incra/Acre, Sérgio Bayum, o representante do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Brasileia, Valmir Brito, a prefeita de Brasileia, Fernanda Hassem, o prefeito de Epitaciolândia, Tião Flores e o representante do Incra em Brasileia, Nemezio Durans, os vereadores Joelson Pontes, Zé Gabrieli,  e representantes de associações dos seringais Porongaba, Riozinho, Filipinas e Rubicom. 

Esta é a terceira agenda da senadora no Alto Acre desde o início do mandato. Em abril, Mailza esteve em todos os municípios da regional, se reuniu com prefeitos, vereadores e a comunidade ouvindo as necessidades das comunidades e dos gestores  para envio de recursos às prefeituras. Em agosto, participou de uma audiência pública em Brasileia para discutir e buscar soluções para os desafios da segurança pública na região da fronteira. 

RECURSOS PARA SEGURANÇA NA FRONTEIRA

Nesta semana, Mailza esteve em reunião junto com a bancada federal do Acre com o ministro da Secretaria de Governo, Luiz Eduardo Ramos, para solicitar a inclusão do Acre no projeto-piloto de Segurança Pública.

A reunião no Planalto é mais um desdobramento da audiência pública que a senadora Mailza participou no final de agosto em Brasileia. No município, a parlamentar destacou que vai enviar emendas no valor de R$1 milhão (um milhão de reais) para a segurança pública em Brasileia, Epitaciolândia e Assis Brasil.

ANUNCIE2