Dankar apresenta PL que estabelece ações pela rede de ensino no combate à violência contra as mulheres

O vereador Mamed Dandar (PROS) apresentou a mesa diretora da Câmara de Rio Branco o Projeto de Lei que estabelece, pela rede municipal de ensino, a promoção de ações que visem a valorização de mulheres e meninas, e a prevenção de combate à violência contra as mulheres.

Segundo o parlamentar, são diretrizes da proposta a capacitação das equipes pedagógicas e demais trabalhadores da área da educação; a promoção de campanhas educativas com o objetivo de coibir as práticas preconceituosas e outros atos de agressão, discriminação, humilhação, intimidação, constrangimento, bullying e violência contra mulheres e meninas; identificação e problematização de manifestações discriminatórias de qualquer natureza; identificação e problematização das formas de violência e de discriminação contra mulheres e meninas, dentre outras.

Dankar reforça que apesar de todos os avanços na legislação brasileira voltada para a proteção da mulher, ainda assim são corriqueiros os casos de discriminação e opressão. "O Acre terminou o ano de 2019 com 3.667 processos de violência doméstica em tramitação na Justiça. No caso de feminicídio, houve aumento de 3,0 processos por 1.000 mulheres em 2018 para 3,2 processos por 1.000 mulheres em 2019 – aumento de 124 ações dessa natureza. Infelizmente, o levantamento coloca o Acre como destaque negativo em relação a violência contra as mulheres. E mesmo apresentando uma redução de 11,4%, teve 31 mulheres assassinadas. O número representa o maior índice do país. São 7 mortes a cada 100 mil mulheres".

Por achar que a educação cumpre um papel fundamental para mudar comportamentos machistas e discriminatórios em relação às mulheres é que o parlamentar apresentou a matéria.

"Quanto mais cedo começar a educação para uma cultura não machista, mais cedo os meninos aprenderão a respeitar as meninas. A Rede Municipal de Educação pode cumprir função importante para a difusão de comportamentos não machistas e de respeito às meninas e às mulheres, desde que os profissionais tenham suporte e formação para tal", finalizou. (Assessoria)

OUTRAS EM POLÍTICA

Comissão de Fiscalização dos Recursos e Ações ao Combate à Covid-19 vistoria almoxarifado da Secretaria de Saúde
Presidindo a Comissão Especial de Fiscalização dos Recursos e... Saiba mais
Eleições 2020 terão barreiras contra fake news
CPI no Congresso, mecanismos legais e ações de redes sociais devem diminuir... Saiba mais
Vereador Jakson Ramos passará a assumir a prefeitura de Rio Branco
Devido as eleições que ocorrerão no final deste, algumas mudanças... Saiba mais
Artêmio Costa propõe criação de semana que cuidados com a saúde do homem
O vereador Artêmio costa (PL) fez uso do grande expediente desta terça (04) para... Saiba mais
Dankar cobra condições de trabalho para permissionários do mercado da Cidade do Povo
O líder do PROS na Câmara de Rio Branco, vereador Mamed Dankar utilizou sua fala no... Saiba mais
Câmara sabatina membros do Comitê de Enfrentamento ao COVID-19 em Rio Branco
Atendendo ao convite da líder do executivo na Câmara Municipal de Rio Branco,... Saiba mais
prev
next